Manutenção das instalações e exploração da rede de saneamento

A rede de saneamento existente tem um comprimento estimado em 250 km. Nos casos em que exista sistema em alta de saneamento, a aquafundalia - Águas do Fundão S.A. tem o dever de intervir desde a caixa de ramal situada na via pública até ao inicio dos emissários que transportam o efluente até á ETAR. Nos casos em que o sistema de saneamento está concessionado na íntegra à aquafundalia - Águas do Fundão S.A., esta tem o dever de intervir desde a caixa de ramal até ao destino final das águas residuais tratadas.

Os colectores existentes são unitários e separativos, o que significa que, no caso dos colectores unitários, estes transportam águas residuais e águas pluviais no mesmo colector.

Gestão do Sistema de redes de Saneamento

Também para as águas residuais será feito um levantamento de todos os colectores existentes bem como das suas principais características, tais como cotas de soleira ou diâmetros e materiais dos colectores. Posteriormente, será feita a digitalização de toda a informação recolhida e a sua inclusão no Sistema de Informação Geográfico (SIG).

 

Meios Humanos

A aquafundalia - Águas do Fundão S.A. dispõe de 5 colaboradores afectos a 100% às redes de saneamento. A aquafundalia - Águas do Fundão S.A. dispõe, ainda, de várias empresas que lhe prestam serviço nesta área, nomeadamente no que se refere a construção de ramais novos, reabilitação de ramais em mau estado e reconstrução e manutenção de caixas de colectores e ramais.